ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU

Ligações entre o cosmos e nossa psique

   Assista o vídeo promocional INSCRIÇÕES EM BREVE

Este curso tratará de fazer paralelos imaginativos entre as estruturas conhecidas cientificamente em nosso universo e a psique idealizada pela psicologia profunda de Jung.

Faremos paralelos entre a abertura para a escuridão do céu e a abertura para o inconsciente, os buracos negros e os complexos, as estrelas como fornalhas do material físico e como representações da tensão psíquica que gera consciência.

Programa

Introdução à ferramenta e à perspectiva do curso

Antes de embarcar, treinaremos o olhar para que as relações entre o Cosmos e a Psique possam ser feitas.

Intro 1: A Prática da Associação por Analogia

Intro 2: Participações, Movimento e Reverberações do Macrocosmo ao Microcosmo

Intro 3: A Luz e a Consciência

Aula 1: Somos feitos do pó das estrelas

As estrelas são as fornalhas de tudo o que existe, pois nelas são forjados elementos químicos presentes no universo. A associação mais bela que se faz no tocante às estrelas é com a nossa consciência – tanto no que diz respeito à sua constituição de nuvens gasosas, quanto à sua existência, pois vivem em constante tensão criadora de luz. O teriam em comum? O que isso revela sobre como age a nossa consciência?


Aula 2: Na escuridão, abre-se o mistério
Depois do paralelo entre a consciência e as estrelas, olharemos para o sol que nos ilumina e nos aquece, dando-nos a luz da realidade concreta, mas também nos impedindo de olhar apara o mistério profundo do universo durante o dia. O que isso diz sobre nossas formas de apreender e sobre nossa existência? O que a posição na terra, ao olhar para o céu escuro e ver somente certas estrelas, tem a ver com isso? E o que parecem representar os pequenos pontos de luz apontando para o passado?


Aula 3: Complexos Buracos negros - Onde nem a luz passa
Nesta terceira aula, olharemos para o fenômeno dos buracos negros e seu paralelo na condição humana segundo a psicologia profunda. Tudo que se aproxima de um buraco negro é sugado para o centro de sua escuridão. Da mesma forma, há no ser humano partes sem luz com uma atuação própria e poderosa.


Aula 4: A lua, o feminino, o afeto e a psique
Nesta última aula associaremos a luz da psique à lua e tentaremos entender porque ela é a melhor representante de nosso mundo interno. O satélite que não tem luz própria, só reflexiva, sempre representou nossa alma afetiva, feminina, maternal e psíquica. Entender tal fato é crucial para perceber a própria vida psicológica e seus desafios, assim como nossa condição humana.



Seu Instrutor


Camilo Francisco Ghorayeb
Camilo Francisco Ghorayeb

Psicoterapeuta, psicólogo formado pela Universidade São Francisco, mestre em Psicologia Profunda com ênfase em Estudos Junguianos e Arquetípicos pela Pacifica Graduate Institute, EUA. Professor desde 1997, hoje atua na Associação Palas Athena, como professor convidado no curso de especialização em psicologia analítica pela UNICAMP e no curso de formação de analistas Junguianos pelo IPAC, além de professor de Medicina Tradicional Chinesa em Campinas, onde reside. Também é co-editor e co-autor do livro A tribute to James Hillman: A Renegade Psychologist, co-autor nos livros Tributo a James Hillman, Geografia em Extensão e Pacifica Graduate Institute: An Alumni Tribute to 40 Years of Tending the Soul In and Of the World. Também é o atual responsável pela tradução das novas edições de obras de Joseph Campbell.


Grade de Aulas


  Introdução: 3 tópicos necessários antes do paralelo entre Cosmos e Psique
Disponível em dias
dias Depois de se inscrever
  Aula 1: Somos feitos do pó das estrelas
Disponível em dias
dias Depois de se inscrever
  Aula 2: Na escuridão, abre-se o mistério
Disponível em dias
dias Depois de se inscrever
  Aula 3: Complexos Buracos negros - Onde nem a luz passa
Disponível em dias
dias Depois de se inscrever
  Aula 4: A lua, o feminino, o afeto e a psique
Disponível em dias
dias Depois de se inscrever

Perguntas mais frequentes


Quando começa o curso?
O curso já está disponível. Você pode completá-lo no seu próprio ritmo de estudo - você decide quando começa e quando termina.
Por quanto tempo tenho acesso ao curso?
Depois de fazer a inscrição, você ganha acesso ilimitado ao curso por quanto tempo quiser. Não há uma data limite para finalizá-lo.
Preciso ter algum conhecimento teórico anterior?
Os cursos da Academia de Psicologia Cultural são estruturados para que qualquer aluno, de qualquer nível, possa adquirir novos conhecimentos. Além de aulas embasadas historica e socialmente para que o contexto do tema seja compreendido, o aluno sempre contará com diferentes sugestões de fontes de estudos, assim como acesso direto ao professor para tirar dúvidas.

ESTE CURSO ESTÁ EM PRODUÇÃO E ESTARÁ DISPONÍVEL EM BREVE!

Comece agora!